Branchée Sentimental

Por Mirta Fernandes

le love

Ah! O Amor!

A Branchée abre um espaço novo, que vou iniciar com uma questão: “como andam as relações entre os casais hoje?”

Por que é tão difícil estabelecer um vínculo amoroso com alguém? Por que as relações precisam se apresentar como fugazes, sem conseqüências e sem compromissos? É isso realmente o que desejamos do fundo de nossos corações?

Algo se passou em nosso mundo contemporâneo que impôs um padrão de comportamento para as pessoas em que todos devem
parecer “light”, “descolados”. As emoções e os sentimentos não devem afetar nem fazer parte dos encontros entre os corpos, mesmo quando muito íntimos. Aliás, o que é hoje a intimidade entre as pessoas?

As experiência de relacionar-se sexualmente com alguém não significa que as pessoas que desfrutam do corpo um do outro representem ou signifiquem qualquer coisa para ambos. São contatos corporais desprovidos de alma. Contatos carnais quase como animais. Instinto? Tesão? Gula?

As emoções e os sentimentos não devem interferir nas relações. Apenas o prazer, a alegria do momento, o descompromisso e a disponibilidade para o que der e vier. Como se os encontros com o outro não deixassem marcas nem criassem expectativas, não despertassem nossas fantasias intimas.

A Branchée está “ligada”, e isto implica também poder pensar criticamente nosso tempo. Refletir sobre nossas angústias e trocar experiências que possam contribuir para suportar a dor de existir inerente ao ser humano.

Escreva para nós, compartilhe suas idéias, suas dúvidas, suas angústias. Não temos fórmulas nem verdades absolutas, mas estamos “ligados” no mundo, nas pessoas e nos acontecimentos de nosso tempo.

Mirta Fernandes é psicanalista.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s